Equipe
COORDENADORA:
Prof.ª Dr.ª Lúcia Isabel da Conceição Silva.
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (1991) e Doutorado em Teoria e Pesquisa do Comportamento pela Universidade Federal do Pará (2006). Atualmente é professora Associada III do quadro efetivo do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará, atuando como professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Pará. Vice-coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação da UFPA (2018-2020; 2020-2022). Militante e ativista de direitos humanos.
Tem experiência na área de Psicologia, educação, direitos humanos e processos educativos nas periferias. Realiza pesquisas sobre Desenvolvimento humano de adolescentes e Jovens; Violências, risco e proteção na juventude, sobretudo jovens negros e negras e periféricos, racismo e relações raciais, gênero e feminismos. Tem ainda experiência em formação e assessoramento de professores da educação básica, movimentos de Educação Popular, formação sociopolítica de jovens, educadores sociais, mulheres e lideranças dos movimentos sociais.
Coordena desde 2016 projeto de extensão de Educação Popular e cursinhos populares de preparação ao ingresso no Ensino Superior. Líder, desde 2012, do Grupo de pesquisas sobre adolescência e juventude e fatores de vulnerabilidade e proteção - GEPJUV/UFPA. Diretora Regional Norte da Associação Nacional Rede de Pesquisadores e Pesquisadoras da Juventude Brasileira - REDEJUBRA (2021-2023).
PÓS-DOUTORANDos:
Alexandre Adalberto Pereira
Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (2013). Mestre em Cultura Visual pela Universidade Federal de Goiás (2008). Graduado em Licenciatura Plena em Artes Visuais pela Universidade Federal de Goiás (2003). Professor do Curso de Licenciatura em Artes Visuais e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amapá. Tem experiência na área de Arte com ênfase em arte educação em articulação com a diversidade sexual. Interesses de pesquisa: gênero e diversidade sexual na educação; decolonialidade; saberes e práticas docentes na perspectiva da diversidade e; arte educação em contextos de diversidade.
Helena Cristina Guimarães Queiroz Simões
Possui Graduação em Direito (1996) e Mestrado em Biodiversidade Tropical (2008) pela Universidade Federal do Amapá - UNIFAP; Doutorado em Educação (2013) pela Universidade Federal de Uberlândia- UFU. Professora Adjunto IV da Universidade Federal do Amapá, atuante no Curso de Direito; no Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado); e no Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia - EDUCANORTE (Doutorado). Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UNIFAP - Gestão 2014-2018. Membro da Clinica de Direitos Humanos da UNIFAP e membro da Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos (ReBEDH). Lider do Grupo de Pesquisa Estudos em Direitos Humanos, Educação e Sociedade- EDHUCAS. Tem experiência na área Educacional e Jurídica, com ênfase em Direitos Humanos, Docência Universitária e Gestão na Educação Superior.
Sónia André
Moçambicana. Professora, produtora, diretora de cinema e atriz. Licenciada em Música e especialista em ensino da Arte-Música pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL. Possui mestrado e doutorado pela UFAL. Atua desde 2001 em várias escolas da cidade de Maputo. Também é professora na Universidade Federal do Para - UFPA. Realiza estudos sobre ritos de iniciação e outras práticas tradicionais em Moçambique; violências; Direitos Humanos de crianças, adolescentes, jovens e mulheres vulneráveis; gênero; feminismos; colonialidades; decolonialidades; pós-colonialidades; e educação em espaços não escolares.
DOUTORANDOS:
Adriana Dias Moura
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2004), especialização em Gestão Escolar pela Universidade da Amazõnia (2011), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Pará (2015), doutorado em andamento pela Universidade Federal do Pará. É professora da rede municipal de ensino de Rondon do Pará e especialista em gestão pela rede estadual de ensino - SEDUC. Tem experiência em educação, legislação escolar, gestão democrática da educação - conselhos municipal e escolar. Realiza pesquisa sobre Racismo, Juventude, Subjetividade e Identidade.
Isabell Theresa Tavares Neri
Doutoranda em educação pelo Programa de Pós-graduação em educação-PPGED da Universidade Federal do Pará-UFPA. Mestra em educação pela Universidade do Estado do Pará. Atuando nas áreas de gênero, educação popular e educação hospitalar, por meio do tripé: ensino, pesquisa e extensão. Educadora e pesquisa do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire-NEP-UEPA, associada ao Grupo de Estudos e Pesquisas "Eneida de Moraes"-GEPEM, e ao grupo de estudos sobre Adolescência e Juventude-GEPJUV.
Marina Santos Pereira Santos
Professora Assistente de Sociologia do Curso de Ciências Sociais da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Doutoranda em Educação PPGED/UFPA, desenvolvendo pesquisa sobre as cotas raciais para estudante negros/as; Mestrado em Saúde e Ambiente pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Graduação em Ciências Sociais/UFMA. Membro do GEPJUV - Estudos e Pesquisas sobre Juventude do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA, Membro do Núcleo de Extensão e Pesquisa com Populações e Comunidades Rurais, Negras Quilombolas e Indígenas - NURUNI do Programa de Pós Graduação em Saúde e Ambiente/UFMA; Membro do Núcleo de Estudos África e o sul global - NEAFRICA /UEMA e Membro do Fórum Estadual de Educação e Diversidade Étnico/Racial do Maranhão, Membro da Rede de Pesquisa Sobre Pedagogias Decoloniais na Amazônia - RPPDA.
Mateus Souza dos Santos
Pedagogo pela Universidade Federal do Pará (UFPA - 2016). Mestre e Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da UFPA (PPGED/UFPA - 2018/2020). Tem experiência nas áreas de Psicologia da Educação e do Desenvolvimento Humano, atuando principalmente nas seguintes temáticas: Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano (Urie Bronfenbrenner); Adolescência; Juventude; Fatores de risco; Fatores de proteção; Estresse; Eventos estressores; Rede de apoio social e afetiva; Resiliência; Violência. É escritor e poeta.
MESTRANDOS:
Ana de Luanda Borges Braz da Silva
Licenciada Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (UEPa) no ano de 2018 e atualmente cursando Mestrado Acadêmico em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação (PPGED) pela Universidade do Estado do Pará (UFPa).
Carlos Henrique Garcia de Souza
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA - 2016). Atualmente é Mestrando no Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará (PPGED -UFPA). Pesquisador no Grupo de Estudos e Pesquisas sobre juventude (GEPJUV). Trabalha voluntariamente na Associação de Afro desenvolvimento Casa preta desde agosto de 2013.
Paula Maíra Alves Cordeiro
Graduada em Letras com habilitação em Língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Pará - UEPA (2016). Especialista em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira pela Universidade Cândido Mendes - UCAM (2018). Foi professora temporária de Língua Portuguesa e Literatura em escolas estaduais de Marituba e Benevides, pela Secretaria de Estado de Educação do Pará - SEDUC/PA, de 2017 a 2020. Atualmente faz mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará - PPGED/UFPA e atua como coordenadora e educadora popular na Rede Emancipa - Movimento Social de Educação Popular. Tem interesse na área da educação popular com jovens e adultos, no ensino de Língua Portuguesa e Literatura, e em pesquisa sobre literatura paraense de autoria feminina, educação popular e feminismo.
BOLSISTAS:
Amanda Gabriela Lima
Formada em técnica de Enfermagem pelo Colégio Integrado Francisco da Silva Nunes. Atualmente é estudante de Licenciatura Plena em Pedagogia na Universidade Federal do Pará - UFPA, Bolsista Pibic do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Juventude (GEPJUV) e coordenadora voluntária no Cursinho Popular Rede Emancipa Belém.
Arthur Roberto Silva Lopes
Graduando em Letras - Língua Portuguesa na Universidade Federal do Pará, bolsista no Grupo de Pesquisa sobre adolescência e juventude e fatores de vulnerabilidades e proteção - GEPJUV.
Ismael Miranda Brito
Discente do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará -UFPA. Bolsista PIBEX do Grupo de Pesquisa sobre adolescência e juventude e fatores de vulnerabilidades e proteção - GEPJUV. Coordenador voluntário no Cursinho Pré-universitário da Rede Emancipa de Educação Popular.