Projeto de pesquisa
Juventude Negra, Subjetividade e Processos de Enfrentamento às Violências: (Re) Pensando o Papel da escola.
Este projeto de pesquisa aplicada propõe uma compreensão ampla das trajetórias de vida e experiências de jovens negros e negras na periferia de Belém-Pará, identificando desigualdades, racismos e violências vivenciados, bem como as experiências de sociabilidade e ações coletivas que gestam para enfrenta-las.
Visa-se verificar o potencial destas experiências como contributo ao refazer dos currículos e práticas escolares e à educação antirracista, antissexista e antilgbtfóbica. Propõe-se o diálogo de saberes entre jovens e a escola e seus/suas profissionais, fortalecendo processos de empoderamento, luta por direitos e enfrentamento das desigualdades.
Espera-se que os resultados contribuam para o fortalecimento das ações coletivas de jovens negros/as nas periferias, para aprofundar o diálogo entre as experiências juvenis e a educação escolar, para a ampliação do debate sobre as questões raciais, de gênero e diversidade sexual na escola e identificar estratégias e metodologias de Educação Antirracista em Direitos Humanos com foco nas diversidades e nas juventudes.
INTEGRANTES:
Lucia Isabel da Conceição Silva (Coordenadora), Mateus Souza dos Santos, Adriana Dias de Moura, Carlos Souza, Sônia André.